quarta-feira, 4 de junho de 2008

Melhor texto do mês de Maio

O importante é nunca perder de vista os meios para atingir os fins.

Sempre me disseram que, para me realizar como pessoa, preciso de sedimentar o meu caminho, passo a passo, acumulando saberes e conhecimentos. Para isso, é preciso estudar, trabalhar, reflectir, ser amigo, ser solidário e, acima de tudo, ser prudente para não perder de vista os meios que me permitam atingir os fins. É preciso atingi-los com muito trabalho, seriedade, afinco, determinação e ética.

Sabemos que a nossa sociedade está cheia de “alpinistas” que querem subir a todo o custo ao pico das mais altas montanhas, sem se importarem com os meios a que recorrem. Para esses, o importante é o fim em si mesmo. É, infelizmente, esta lógica que tem prevalecido, transfigurando a nossa sociedade e a consciência das pessoas. Todos querem rapidamente vencer ganhar vantagem, atingir o topo, por entre fugas e atropelos.

Os triunfos assim obtidos são como cantos de sereias que arrastam as pessoas para o abismo, geram rivalidades, egoísmo e seres individualistas, sem valores. É, por isso, urgente que cada um defina e repense os seus objectivos de vida, avaliando os meios de os atingir, definindo critérios que tenham a ver com princípios e valores éticos.

Os frutos deste trabalho não aparecem no imediato; é preciso saber esperar, com paciência e sofrimento, mas acabam por chegar. Era importante que a sociedade, sobretudo os jovens, tivessem isto em conta. Se isso acontecer, estaremos todos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Pedro Araújo 8º D

Sem comentários: